Cadastro SUS é obrigatório para todos e deve ser feito até o fim de agosto; veja o que fazer

Cartao sus

O que é o sus ?

Cartao sus

O Sistema Único de Saúde ( SUS ) é conseituado como o conjunto de todas as ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.

 

Para que serve o sus ?

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

 

Por que e considerado um sistema único ?

 

O SUS é o novo sistema de saúde que está em construção. POR QUE SISTEMA ÚNICO? Porque ele segue a mesma doutrina e os mesmos princípios organizativos em todo o território nacional, sob a responsabilidade das três esferas autônomas de governo federal, estadual e municipal.

 

Como fazer o cadastro no SUS?

 

Para fazer o cadastro do SUS e conseguir a sua carteirinha, basta estar munido de um documento de identificação com foto, como o RG e também do seu comprovante de residência. Em apenas alguns minutos a folha com sua “carteirinha” estará impressa e você fará parte dos registrados no sistema.

 

Sus salvador Recadastramento

Em salvador o recadastramento e obrigatório e  deve ser feito até a próxima segunda feira (31). 

 

A medida foi tomada devido a repaces federais que destina verba de acordo com a quantidade de pessoas em uma determinada região.A medida também é para aqueles que possuem planos de saúde particulares.

 

A Prefeitura informou que, a medida segue determinação do Governo Federal que criou um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária, sendo o cadastramento a principal estratégia de transferência de recursos da União para as prefeituras.

 

Assim, o recadastramento (que inclui a atualização e novos registros) será fundamental para o município enfrentar situações como a pandemia do novo coronavírus, além de garantir o cuidado contínuo realizado por diversos profissionais na prevenção de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, bem como na oferta de vacinas, medicamentos, realização de curativos entre outros serviços.

 

Essa atualização e/ou cadastramento pode ser preferencialmente através do formulário online acessando o link:

http://www.recadastramento.saude.salvador.ba.gov.br.

 

Além disso, o usuário poderá realizar o recadastramento de forma presencial em uma das 152 Unidades Básicas da rede municipal mais próxima da residência com o Agente Comunitário de Saúde da Unidade de Saúde.

 

Documentos necessários 

  • RG  ou certidão de nascimento
  • CPF
  • Antigo cartão sus se houver 
  •  comprovante de residência

Fontes

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2020/08/27/populacao-de-salvador-deve-atualizar-cadastro-sus-ate-segunda-servico-e-obrigatorio-ate-para-quem-tem-plano-de-saude.ghtml

https://saude.gov.br/

 

0/5 (0 Reviews)