Primeiro ministro do japao renuncia devido Problemas de saude

O Primeiro ministro

Ontem devido a grande alvoroço e depois de muita pressão o primeiro ministro do Japão decidiu se demitir.

Ele vinha  fazendo um bom trabalho no entanto devido ao momento que o país passa ele sentiu que haveria de sair do poder pois seu estado de saúde é grave.

Shinzo Abe tem 65 anos e o ministro é considerado um dos chefes de Governo com maior longevidade no cargo ele teria o mandato até 2021.

Primeiro ministro Japones
Primeiro ministro Japones abe renuncia

Ele  esteve à frente da terceira maior economia do mundo e tentou retomar o crescimento, reforçar a defesa e impulsionar o perfil do país no mercado global.

A saúde no entanto está muito fragilizada devido a doença de colite ulcerosa (Esta é uma doença crônica que causa inflamação e úlceras no cólon e no reto. Os principais sintomas da doença ativa são dor abdominal e diarreia com presença de sangue. Entre outros possíveis sintomas estão perda de peso, febre e anemia.) O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura.

“Decidi que tenho de me demitir de primeiro-ministro, por não continuar a ter a confiança de que posso continuar a desempenhar o cargo que me foi confiado pelo povo”

A  Política do Japão

O Premiê e  líder do Partido Liberal Democrático (PLD) e, por extensão, como primeiro-ministro, em Setembro de 2021.

A politica no pais agora vai passar por uma pequena turbulência devido ao jogo de poderes e a disputa de quem ocupará o cargo. O vencedor da qual deve ser formalmente eleito no Parlamento. 

Um novo líder do partido manterá o cargo até ao fim do mandato de Abe, mas o mesmo não indicou qualquer nome para lhe suceder.

Abe Disse a imprensa chinesa que não queria causar problemas ao renunciar repentinamente, mas a sua condição de saúde pode piorar nos próximos tempos.

Uma sondagem por um jornal Japonês apontava alguns nomes prováveis para a corrida à sucessão de Abe, como Shigeru Ishiba, que perdeu para Shinzo Abe a competição pela liderança do partido em 2012.

 

Em segundo lugar nesta sondagem surgia o ministro do Ambiente, o jovem Shinjiro Koizumi, herdeiro de uma dinastia política, como é comum no Japão, mas que se tem distinguido por gestos que agradam a uma geração mais jovem.

A Bolsa Japonesa

À medida que a notícia se espalhou, o índice Nikkei caiu 2,12% para 22.717,02, enquanto o Topix caiu 1,00% para 1.599,70. 

 

0/5 (0 Reviews)