Serviços como Poupatempo e Detran estão sem previsão para volta

Órgãos como Poupatempo e Detran Permanece sem previsão de volta as atividades presenciais.

Isso tem causado alguns transtornos devido muitos dos usuários ainda não sabem mexer na plataforma.

O atendimento de alguns dos serviços esta sendo feito através de sites e aplicativos  oficiais.

A cidades que estão na fases laranja, amarela ou verde do “Plano São Paulo”, tem expectativas do retorno do atendimento Normal no Poupatempo e Detran.

Franca na fase vermelha, também aguarda a volta. Mas, a assessoria dos órgãos garante que não há previsão  e que uma avaliação prévia será feita para Determinar tal ato.

 

“A data para a reabertura dos postos do Poupatempo e do Detran-SP ainda não está definida. O retorno do atendimento presencial nas unidades ocorrerá até que as flexibilizações feitas pelos municípios sejam analisadas pelo Governo do Estado”, afirmou a assessoria de imprensa.

 

Segundo a assessoria, desde o início da pandemia, os serviços online foram ampliados.

Hoje no Poupatempo, 60% dos serviços que nao  eram feitos online hoje podem ser realizados em casa. Já no Detran, 48% dos atendimentos foram ampliados para o virtual.

 

Dois serviços ainda devem ser feito presencial são de primeira via de RG e CNH.

Nestes casos, os cidadãos são encaminhados para uma delegacia onde será colhida a biometria.

Contudo, são encaminhados somente casos de caráter emergencial e com ressalva: “RG não tem validade. Casos de emergências são avaliados e direcionados”.

Serviços disponíveis

Em nota, ambas instituições esclarecem quais solicitações estão disponíveis à população.

 

“O cidadão conta com 75 serviços online que podem ser feitos pelo portal (www.poupatempo.sp.gov.br) ou pelo aplicativo Poupatempo Digital. Entre as opções disponíveis, estão a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, solicitação da segunda via da CNH, Certidão de Prontuário, Licenciamento de veículos (CRLV), IPVA 2020, acordo da CDHU, segunda via de boletos da Sabesp, acesso ao Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho, serviços relacionados ao CPF e Qualidade do Ar, por exemplo.

 

Em 20 de julho, o Poupatempo, em parceria com o Detran.SP, começou a enviar pelos Correios,  documentos – RG e CNH – que ficaram retidos nos postos e não puderam ser entregues por causa da pandemia e suspensão dos atendimentos.

 

Até o momento já foram postados 122 mil documentos – 100 mil RGs e 22 mil CNHs. Com essa medida, o Poupatempo pretende entregar 195 mil documentos em todo Estado (130 mil RGs e 65 mil CNHs). O objetivo é oferecer mais facilidade para a população e evitar aglomerações futuras, quando as unidades forem reabertas.

 

A entrega dos documentos está sendo feita em etapas, nos endereços de cadastros dos usuários. Quem não receber o documento até 10/08 pode entrar em contato com o Poupatempo pelo portal, no Fale Conosco”.

Trechos tirados do site Detran e Poupa tempo

0/5 (0 Reviews)