Mais uma tragédia se abate sobre a história e a cultura do Brasil, um grande incêndio atingiu a Cinemateca Brasileira, que fica na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo na tarde desta quinta-feira (29).
De acordo com as informações do portal de notícias online ‘G1’, o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 18h, o incêndio aconteceu em uma área onde há um conjunto de galpões, que abrange cerca de 6.356 metros quadrados, onde estava guardado parte do acervo da Cinemateca Brasileira é guardado.
Segundo Robson da Silva Bertollo, diretor da Defesa Civil de São Paulo, revelou para à GloboNews que o fogo esta controlado.
“O fogo controlado significa que o fogo está confinado. A erradicação está mais próxima. O incêndio só será apagado completamente quando parar de subir fumaça branca. Não temos nenhum ferido”, afirmou.
Karina Paula Moreira, capitã dos bombeiros disse à GloboNews, que o fogo teve origem quando acontecia uma manutenção no ar-condicionado, terceirizada contratada pelo governo federal.
O início do incêndio foi em uma das salas de acervo histórico de filmes entre 1920 e 1940 e uma das salas de arquivo impresso.
Quinze viaturas e 50 bombeiros foram deslocados para o local para controlar o fogo.
Famosos vieram à público e lamentaram mais um incêndio na Cinemateca Brasileira, e afirmaram que o descaso do governo federal com a cultura é revoltante.
Em abril deste ano funcionários da Cinemateca, por meio de um documento que havia um grande risco de incêndio. A administração do órgão está sob responsabilidade do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, em Brasília.
Via: revistaquem.globo.com