Policiais que faziam patrulhamento no bairro dos Bandeirantes, em Jundiaí (SP), foram capazes de encontrar um homem dentro de um bueiro da cidade. A descoberta foi feita depois que os agentes foram informados sobre um homem que dormia todas as noites no local.
Os PMs Cleon e Alirando foram responsáveis pela abordagem. O homem, de 35 anos, estava no local e conversou com os policiais. Eles conseguiram extrair algumas informações e se comoveram com a história.
O homem, que não teve a identidade revelada, confessou que estava com frio e dores nas pernas. Ele chegou a chorar enquanto conversava com os policiais, confessando inclusive que lidava com problemas com drogas.
O policial Cleon relata que tentou convencer o homem a sair do local e se abrigar em um dos pontos de acolhimento da prefeitura, mas o homem se recusou. Os policiais ofereceram uma barra de chocolate a ele e saíram para comprar algo para que ele pudesse comer.
No entanto, quando voltaram, o homem não estava mais no local. A orientação do município, seguindo diretrizes de especialistas no assunto, não recomenda a submissão forçada de pessoas em situação de rua para abrigos municipais. Isto é, o indivíduo precisa querer se deslocar.
Em casos de recusa, as autoridades realizam mapeamento e entregam kits higiene, alimentação e cobertores. As ações são coordenadas pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), que tem acompanhado o deslocamento dessas pessoas.
Via: g1.globo.com