A polícia civil do Rio de Janeiro realizou hoje uma operação em Belford Roxo, com a atuação de cerca de 150 agentes. Foram cumpridos mais de 20 mandados de busca e apreensão, além da prisão de 16 suspeitos de envolvimento em práticas criminosas.
Os 16 presos seriam criminosos envolvidos com o tráfico de drogas e, para a polícia, alguns deles também tem envolvimento com o desaparecimento dos meninos de Belford Roxo. Lucas Matheus (8 anos), Alexandre da Silva (10 anos) e Fernando Henrique (11 anos) sumiram em dezembro do ano passado.
O delegado Uriel Alcântara apresentou hoje a tese com a qual a polícia trabalha. “Teria uma suposta ação das crianças que gerou essa reação do tráfico — uma subtração de um pássaro de um determinado traficante”, afirmou.
A polícia acredita que os meninos possam ter sido vítimas do instaurado “tribunal do tráfico”. Para os investigadores, já são inexistentes as esperanças de encontrar os meninos vivos. O desaparecimento se deu há 5 meses.
Para a polícia, os traficantes agiram de forma intencional para desviar a atenção das investigações. Logo que o caso foi divulgado, um homem chegou a ser espancado no Complexo Castelar, acusado de envolvimento no desaparecimento das crianças.
A polícia chegou a investigar o homem, mas nada foi provado. O homem chegou a ser expulso da comunidade por traficantes, ele é casado e precisou fugir com os quatro filhos. Para a polícia, a tortura foi apenas para desviar a atenção das investigações.
Via: g1.globo.com