Muitas pessoas que visitam Fernando de Noronha acabam sendo atraídas pela oportunidade de viver uma experiência bastante única, ofertada em abundância na Ilha. Por lá, 20 empresas oferecem meios para a prática de plana sub.
A prática é considerada esporte e foi inventada em 1997, consistindo em mergulhos “rebocados”. Isto é, o praticante mergulha de forma livre e se segura em uma pequena prancha, que é puxada por uma lancha.
Por motivos ainda não esclarecidos, um turista de 52 anos morreu depois de sofrer um acidente enquanto praticava o plana sub. De acordo com testemunhas, ele foi retirado do mar a cerca de 8 metros de profundidade.
Ao que tudo indica, o homem se afogou enquanto praticava o esporte. Ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital São Lucas, depois de ser atendido por agentes do Samu. O homem, natural de São Paulo, não teve a identidade revelada.
O corpo seguiu para o IML e deve passar por perícia, para que seja esclarecida a causa da morte. Não foram informados maiores detalhes sobre as circunstâncias em que aconteceu o afogamento. A prática do esporte é muito popular em Noronha e muitos turistas sonham em fazer o plana sub em visita ao arquipélago.
O homem aguardava transferência para um hospital de referência, quando sofreu uma piora e registrou duas paradas cardiorrespiratórias. De acordo com nota, foram realizadas manobras de ressuscitação por cerca de 40 minutos até ser declarado o óbito.
Via: g1.globo.com