A Organização Mundial de Saúde – OMS – fez um alerta impactante sobre a realização da Copa América no Brasil, considerada por muitos como uma temeridade devido a atual situação do país diante da pandemia da Covid-19.
Nesta segunda-feira (7), a OMS veio a público informar que não foi consultada sobre a realização da Copa América no Brasil, a organização deixou claro que não tem autoridade para permitir ou não a realização de um evento, mas pode orientar como agir diante da pandemia da Covid-19.
A agência de saúde fez um apelo ao Brasil para que o evento seja conduzido de maneira “extremamente cuidadoso”, para evitar que a competição se torne um foco de proliferação da Covid-19 e acabe agravando ainda mais a crise sanitária.
Mike Ryan, diretor de operações da OMS, afirmou que quando a agência é consultada realiza avaliações de risco para qualquer tipo de evento de massa, como por exemplo, grandes acontecimentos esportivos ou mesmo religiosos.
(Em várias cidades do Brasil há vários hospitais operando perto do colapso total)
Entretanto o Brasil decidiu sediar a Copa América de última hora sem nenhum planejamento de contenção de risco por causa da Covid-19 e não entrou em contato com a OMS para saber quais seriam as melhores medidas a serem tomadas.
Ryan fez questão de ressaltar que tais eventos em tempos de pandemia da Covid-19 precisa ser muito bem estudado.
“Grandes eventos esportivos internacionais são complexos e exigem muito planejamento e muita avaliação de risco e muita administração de risco”, afirmou.
Mike também afirmou que se não houver uma administração de risco, os países não deveriam sediar qualquer tipo de evento. Ainda segundo Ryan, a Copa da Brasil “tem o potencial de exacerbar ainda mais a proliferação (do vírus)”.
Via: noticias.uol.com.br