Notícias

Aids e HIV não são a mesma coisa e provavelmente você não sabe qual é a diferença

Infectologistas pedem teste em massa da população adulta.
PUBLICIDADE

Lá se vão cerca de 40 anos desde que a ciência descobriu a Aids e o HIV e muita coisa mudou neste tempo, houve uma grande evolução nas indústrias farmacêuticas, estudos médicos avançaram e novos medicamentos entraram em cena.

Entretanto, mesmo após quatro décadas ainda há muito preconceito e falta de conhecimento sobre a Aids e o HIV.

O maior erro continua sendo acreditar que o HVI e a Aids são a mesma coisa, pois na verdade não são. De acordo com o médico infectologista Vicente Vaz, existe uma enorme diferença entre o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e a Síndrome da Imunodeficiência (AIDS), esta confusão é muito comum e gera muito preconceito para quem convive com o vírus.

PUBLICIDADE

Vicente explicou que o HIV é um vírus e que a Aids é a doença e/ou condição desenvolvida pelo vírus, caso o indivíduo infectado não faça o tratamento e não use as medicações adequadas.

A Aids se desenvolve após muitos anos, quando o sistema de defesa do corpo já se encontra bastante comprometido e por isso passam a sofrer com as chamadas infecções de oportunidade, como por exemplo, as pneumonias.

“Estar soropositivo é estar contaminado com o vírus [HIV], é ter é ter uma infecção crônica. Ter sido infectado pelo vírus não significa que o paciente vai ter Aids”, afirmou Vicente.

PUBLICIDADE

Tomando todos os cuidados, fazendo o uso do coquetel de medicamentos que no Brasil é oferecido gratuitamente pelo SUS, o indivíduo infectado com o vírus do HIV não irá desenvolver a Aids.

Ainda segundo o infectologista, atualmente é possível conviver com o HIV e não ter Aids, por isso é importante a realização da testagem em massa da população, isso porque a maioria da população adulta já teve relações íntimas sem uso de preservativo.

Vale ressaltar que a Aids não tem cura a prevenção continua sendo o melhor remédio, por isso não faça sexo sem preservativo.

PUBLICIDADE

Via: queer.ig.com.br

Sobre o Autor

Fabiana Batista

Jornalista digital, experiência em criação de conteúdo informativo e imparcial. Verdade e liberdade de expressão são essenciais na vida do cidadão.