Notícias

Alerta ligado! Rio de Janeiro confirma nova variante do coronavírus e deixa população em alerta

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio (SES-RJ) traz novas informações.
PUBLICIDADE

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio (SES-RJ) confirmou ter identificado uma nova variante do novo coronavírus. De acordo com as informações divulgadas, a variante é uma nova mutação da variante P.1, que surgiu em Manaus.

De acordo com o que acreditam os pesquisadores, a variante de Manaus já sofreu nova mutação e agora se apresenta de forma diferente. A nova variante foi observada com maior incidência no norte do estado do Rio de Janeiro.

Foi também o estado do Rio que confirmou, tempos atrás, uma outra linhagem, batizada de P.2. Os cientistas agora tentam determinar se essa nova variante, a “P.1.2”, como foi batizada, oferece mais risco de contaminação ou maior letalidade do que as ja descobertas até aqui.

PUBLICIDADE

“A nova variante foi encontrada principalmente no Norte Fluminense, mas também em amostras nas regiões Metropolitana, Centro-Sul e Baixada Litorânea”, explicou Claudia Mello, subsecretária de Vigilância em Saúde, que idealizou a pesquisa que segue monitorando as variantes.

Até o momento, existem quatro variantes principais, que tem sido mais observadas ao redor do mundo: as variantes do Reino Unido, África do Sul e as brasileiras, descobertas em Manaus P.1 e no Rio de Janeiro P.2.

A descoberta confirma que o número de casos brasileiros serve de prato cheio para o desenvolvimento do vírus. Sendo assim, a única forma real de conter o vírus seria o investimento em vacina – o que o governo federal tem demostrado dificuldade em fazer.

PUBLICIDADE

Via: g1.globo.com

Sobre o Autor

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.