Notícias

Após confusão em hospital, homem morre ao passar por transplante do qual não precisava

Francisco, de 52 anos, e Francisco, de 58, faziam hemodiálise por problemas renais.
PUBLICIDADE

Um erro do Hospital São Francisco da Providência de Deus, na Zona Norte do Rio, resultou em consequências graves. Tudo começou quando dois homens, com o mesmo diagnóstico e nome parecido, Francisco das Chagas de Oliveira, começaram tratamento ao mesmo tempo.

Francisco, de 52 anos, e Francisco, de 58, faziam hemodiálise por problemas renais. A única diferente no nome é que Francisco, de 52 anos, tem um Moura como último sobrenome, enquanto o outro não.

Os dois não se conheciam, mas Francisco Moura precisava de um transplante. O problema é que o hospital chamou Francisco Oliveira para receber o órgão, mas ele não precisava. Durante a cirurgia, Francisco teve constatados problemas vasculares e não recebeu o órgão, mas sofreu uma grave hemorragia e não resistiu.

PUBLICIDADE

Francisco Moura aguardava há seis anos por um transplante de rim. O órgão transplantado para o outro Francisco era, na verdade, para ele. Um erro grosseiro do hospital resultou na confusão, fazendo com que o paciente errado fosse levado a mesa de cirurgia.

O caso foi encaminhado ao Ministério Público e a polícia, pela Secretaria de Saúde. A polícia abriu inquérito e aponta uma “sequência de erros” que remonta a setembro de 2020. Quatro funcionários do hospital foram indiciados por homicídio culposo: as assistentes sociais Vanda Regina Braga Briggs e Maria da Conceição Loroza, e as médicas Deise Rosa de Boni Monteiro Carvalho e Lívia Maria Silva Assis.

Via: g1.globo.com

PUBLICIDADE

Sobre o Autor

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.