A pandemia da Covid-19 escancarou e agravou a crise econômica do Brasil, foi diante deste cenário que ficou claro como a distribuição de renda do país é desigual e que milhares de famílias vivem em extrema pobreza e em situação de vulnerabilidade social.
Milhares de vagas de emprego desapareceram em meio a pandemia da Covid-19, empregos informais deixaram de existir e conseguir dinheiro para manter as necessidades básicas das famílias ficou cada vez mais difícil.
Diante desta realidade cruel, dois estados do nordeste passaram a fornecer o ‘vale gás’, para as famílias mais vulneráveis, são eles o Maranhão e o Ceará.
O botijão de gás passou a custar em média R$ 80,00, entretanto em alguns estados pode ultrapassar facilmente os R$ 100,00, tornando impossível a aquisição do produto para as famílias de baixa renda.
Como conseguir o ‘vale gás’ no Maranhão?
No estado do Maranhão, terão direito ao ‘vale gás’ as famílias cadastradas no CadÚnico mediante a comprovação que não possuem renda. Aproximadamente 115 mil famílias devem ser beneficiadas.
A triagem para o recebimento do ‘Vale Gás’ está sendo realizada nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMES).
Como Conseguir o ‘vale gás’ no Ceará?
No estado do Ceará o ‘vale gás’ vem sendo distribuído para a população em vulnerabilidade social desde o último mês de abril. Paras saber se você tem direito ao benefício pode acessar ESTE SITE ou ligar para 156 e informar o CPF.
Tem direito ao benefício, pessoas atendidas pelo Cartão Mais Infância Ceará, inscritos no CadÚnico e benificiários do Bolsa Família.
Via: g1.globo.com