O Instituto Butantan entregou um novo lote de vacinas contra a covid-19. Foram 800 mil doses entregues ao Ministério da Saúde, as vacinas foram entregues com quase um mês completo de atraso, porque o Instituto não tinha matéria-prima.
A entrega das vacinas começaram a ser feitas ainda na manhã de hoje. Até este momento, o Instituto já entregou 48 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunização (PNI), apenas em 2021. O governo de São Paulo manteve a previsão de entregas.
O Butantan é parte de um acordo com o governo de São Paulo e a Sinovac, laboratório chinês responsável pelo desenvolvimento da Coronavac. A vacina tem sido desenvolvida de forma inteiramente nacional, com inteligência chinesa.
O governo de São Paulo assumiu o compromisso de entregar 100 milhões de doses da vacina até setembro e, mesmo com o atraso de quase um mês, manteve o compromisso. As afirmações são de João Dória, governador do Estado.
“Vamos seguindo na produção de doses ao longo dos próximos dias, e estaremos fazendo uma entrega adicional de 5 milhões de doses, começando com essas 800 mil que estão sendo embarcadas agora para o Ministério da Saúde”, declarou Doria.
O Butantan tem toda a estrutura necessária para desenvolver a vacina, mas esbarra na necessidade de ter a matéria-prima. O insumo farmacêutico vem da China e alguns problemas podem atrasar a entrega. Apesar disso, o governo e o Instituto estão confiantes em manter a expectativa.
Via: g1.globo.com