Notícias

COVID-19: ‘Fungo negro’ que está causando estrago na Índia circula pelo Brasil; sintomas e causas da infecção

A Índia está enfrentando uma triste situação relacionada a pandemia da COVID-19.
PUBLICIDADE

A Índia está enfrentando uma triste situação relacionada a pandemia da COVID-19. A população indiana foi assolada com uma doença conhecida como ‘fungo negro’, mais especificamente a mucormicose.

Especialistas definiram que a situação se enquadra como um pesadelo dentro da pandemia. Muitos pacientes que se recuperam das complicações causadas pela COVID-19, acabam desenvolvendo novas complicações devido a este fungo.

As pesquisam mostram que o fungo negro mata cerca de 50% das pessoas que foram infectadas. Além do mais, aqueles que sobreviveram precisam retirar partes de seu corpo, pois muitas vezes a área foi duramente infectada.

PUBLICIDADE

E de acordo com o infectologista, Flávio de Queiroz Telles Filho, a mucormicose não será uma doença que irá se espalhar para o mundo, como aconteceu com o coronavírus.

Os dois motivos para o baixo potencial de perigo deste fungo é que ele já é conhecido e estudado há séculos. Além disso, já circulou por diversas áreas do mundo, inclusive no Brasil.

A realidade é que o fungo provoca tamanho estrago apenas em algumas pessoas, dependendo do estado de saúde em que elas se encontram. Pessoas com saúde mais fragilizada certamente terão mais chances de desenvolver a doença de forma complexa.

PUBLICIDADE

Como ocorre a infecção?

A infecção ocorre em pacientes principalmente que tem o organismo de alguma maneira comprometido, como portadores de diabetes, HIV, ou que tenham passado por um transplante de maneira recente.

Sintomas da doença

PUBLICIDADE
  • Dores de cabeça;
  • Inchaço no rosto;
  • Febre.

Continue tomando todos os cuidados possíveis contra o vírus.

Via: bbc.com

Sobre o Autor

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.