Uma garota de 13 anos, moradora da cidade de Luiziana, que fica localizada no interior do estado do Paraná, está grávida de trigêmeos, conforme informou o Conselho Tutelar que passou a acompanhar o caso.
De acordo com o portal de notícias online, a adolescente se recusa a dizer que é o pai das crianças, a família da menina disse que ela está grávida de um mês e meio, ela tem mais quatro irmãos e a mãe da gestante está desempregada.
O Ministério Público do Paraná (MP-PR), abriu uma investigação sobre o caso que deve correr sobre sigilo por se tratar de uma menor de idade. Vale ressaltar que pelas leis brasileiras, manter relações íntimas com menores de 14 anos é considerado estupro de vulnerável.
Autoridades de Saúde e dos Direitos da Criança e do Adolescente estão acompanhando o caso. A menor tem recebido acompanhamento médico e neste momento encontra-se bem de saúde.
Segundo o médico Mateus Saragioto, ginecologista e obstetra, que a gestação de trigêmeos por se só já é considerada de risco e para uma adolescente de 13 anos pose ser ainda mais arriscado.
“Um dos prejuízos que essa futura mãe pode ter é o desenvolvimento físico , neuropsicológico e, futuramente, pode refletir na educação dos três bebês. Essa uma gestação que tem fatores de risco como hipertensão gestacional, há risco de ruptura prematura de bolsa e parto prematuro”, afirmou o médico.
Casos de gestação múltipla em adolescentes no Brasil não são tão incomuns, entre os anos 1994 e 2019, foram registrados 406 nascimentos em gestações triplas, cuja as mães são menores de 14 anos.
Via: g1.globo.com