Notícias

Maranhão liga alerta após registrar primeiros casos de variante indiana da covid-19

A informação foi confirmada na manhã de hoje (20), por Carlos Lula, secretário de saúde do estado.
PUBLICIDADE

A secretaria de saúde do estado do Maranhão confirmou o diagnóstico dos primeiros casos da variante indiana da covid-19, identificada como B.1.617. De acordo com informações, a variante foi confirmada em tripulantes do navio MV Shandong da Zhi.

A maioria dos tripulantes estão cumprindo isolamento dentro do navio, que segue ancorado no litoral do Maranhão. A informação foi confirmada na manhã de hoje (20), por Carlos Lula, secretário de saúde do estado.

De acordo com informações, um dos tripulantes, um cidadão indiano de 54 anos, precisou ser socorrido e levado a um hospital privado. Ele foi retirado do navio por helicóptero e segue recebendo cuidados médicos. Ao todo, 6 tripulantes foram diagnosticados.

PUBLICIDADE

O navio não tem autorização para atracar, por isso esta ancorado. A variante indiana já havia sido observada na América do Sul, com casos confirmados na Argentina. No Brasil, essa é a primeira vez que se tem confirmação.

A cepa indiana ainda não tem informações muito claras, mas a OMS a classifica como “digna de preocupação global”. Para muitos especialistas, a variante pode ser vista como mais letal e mais contagiosa, embora ainda seja necessário mais estudos.

A Índia tem sido uma das maiores preocupações globais em relação a pandemia, com recordes de casos e mortes. As condições sanitárias do país acendem alertas e geram medo, assim como o caso brasileiro em algumas regiões. Para especialistas, o país pode ser um epicentro de novas variantes.

PUBLICIDADE

Via: g1.globo.com

Sobre o Autor

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.