Notícias

OMS faz alerta impactante sobre a realização da Copa América no Brasil: ‘proliferação da Covid-19’

Há uma grande repercussão negativa sobre o Brasil sediar a Copa América.
PUBLICIDADE

A Organização Mundial de Saúde – OMS – fez um alerta impactante sobre a realização da Copa América no Brasil, considerada por muitos como uma temeridade devido a atual situação do país diante da pandemia da Covid-19.

Nesta segunda-feira (7), a OMS veio a público informar que não foi consultada sobre a realização da Copa América no Brasil, a organização deixou claro que não tem autoridade para permitir ou não a realização de um evento, mas pode orientar como agir diante da pandemia da Covid-19.

A agência de saúde fez um apelo ao Brasil para que o evento seja conduzido de maneira “extremamente cuidadoso”, para evitar que a competição se torne um foco de proliferação da Covid-19 e acabe agravando ainda mais a crise sanitária.

PUBLICIDADE

Mike Ryan, diretor de operações da OMS, afirmou que quando a agência é consultada realiza avaliações de risco para qualquer tipo de evento de massa, como por exemplo, grandes acontecimentos esportivos ou mesmo religiosos.

Com hospitais lotados SP j transfere pacientes do interior do estado para a capital

(Em várias cidades do Brasil há vários hospitais operando perto do colapso total)

PUBLICIDADE

Entretanto o Brasil decidiu sediar a Copa América de última hora sem nenhum planejamento de contenção de risco por causa da Covid-19 e não entrou em contato com a OMS para saber quais seriam as melhores medidas a serem tomadas.

Ryan fez questão de ressaltar que tais eventos em tempos de pandemia da Covid-19 precisa ser muito bem estudado.

“Grandes eventos esportivos internacionais são complexos e exigem muito planejamento e muita avaliação de risco e muita administração de risco”, afirmou.

PUBLICIDADE

Mike também afirmou que se não houver uma administração de risco, os países não deveriam sediar qualquer tipo de evento. Ainda segundo Ryan, a Copa da Brasil “tem o potencial de exacerbar ainda mais a proliferação (do vírus)”.

 

Via: noticias.uol.com.br

Sobre o Autor

Fabiana Batista

Jornalista digital, experiência em criação de conteúdo informativo e imparcial. Verdade e liberdade de expressão são essenciais na vida do cidadão.